Pular para o conteúdo principal

materia jornal


O Cristão nas provações

A provação visa “submeter a teste” ao indivíduo, tal como as moedas são aquilatadas quanto à qualidade de seu metal. A provação é uma medida purificadora que remove a escória do ouro e da prata; e, então, retirada a escória, o metal é aprovado ser de alta qualidade, tornando-se muito valioso.
As provações são para nos purificar e formar em nós o caráter de Cristo. Essas provações enviadas por Deus, não são “tentações para o mal”. PROVAÇÃO vem da mesma raiz de “testar” “aquilatar” a mesma palavra empregada para indicar o ato de aquilatar a autenticidade das moedas. Portanto as provações testam a validade de nossa sinceridade, nossa vitalidade e santidade. Elas mostram se o nosso metal é puro, ou se há nele elementos de corrupção, refugos.
O apóstolo Pedro nos diz que a nossa fé é apurada e provada pelo fogo das provações, assim como o fogo, com seu calor intenso, purifica o ouro e faz sair todas as impurezas. Pelas provações, Deus prova a qualidade da nossa fé. Ele está revelando a diferença entre uma fé não genuína de uma fé verdadeira. Pelo fogo das provações, Ele está tirando as impurezas e fraquezas, e nos tornando mais firmes e sólidos na fé.
Tiago nos ensina que as provações são tão importantes para a vida Cristã, que devemos nos alegrar quando as encontramos, pois é por meio das provações que Deus nos aperfeiçoa. Ele quer nos fazer crescer em maturidade, para nos preparar para a vida eterna com Ele.
Para tanto, Deus providencia todo tipo de circunstância para que este fim seja alcançado. Nosso Pai é amoroso, pleno de misericórdia e cheio de graça, mas, sabendo Ele que somos duros de coração, pela sua providência arranja situações especiais para sermos quebrantados. E com certeza, toda prova traz um profundo desconforto à nossa carne. Porém, não podemos nos esquecer que é o próprio Deus quem nos conduz para o campo de provas.
Infelizmente, quando estamos sendo tratados por Deus, a nossa tendência é a murmuração. Reclamamos porque somos por demais agarrados ao nosso ego. Resistimos fortemente a todo tipo de sofrimento, pois segundo o nosso conceito, ele sempre é injusto. A fé que não suporta o momento da provação não passa de simples confiança carnal. Nas provações Deus fortalece nossa fé, ajuda nossa fraqueza e recompensa nossa perseverança.
Tiago exorta a alegrar-nos completamente em todas as provações. Pois, quando encontramos uma provação, podemos dizer: "Deus está agindo em nossas vidas! Deus está nos formando à imagem de Jesus; Deus está nos santificando!"
As provações devem produzir perseverança, e firmeza em nossa fé. Não devemos faltar nada — devemos viver em completa dependência de Deus, aceitando a Sua vontade em tudo! Mas, não é sempre possível para nós! Somos tão fracos!
Lembremo-nos sempre que sem as provações jamais chegaremos a Deus, pois o sofrimento é a escada que nos leva diretamente a Deus.

"Bem aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação;
 porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida,
a qual o Senhor prometeu aos que o amam." Tg 1, 12


por Zima – Josimar da Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos namorados sozinho?

Ah, é claro que eu fico triste, talvez até mais do que deveria ficar, porque se eu pensar nas experiências do passado, eu estou bem até. Mas sabe, tem certas horas que eu sinto vontade de ter alguém e não estou dizendo isso só porque é o dia dos namorados e eu não tenho alguém.  Eu estou dizendo isso, porque faz bem viver a dois, ter alguém para um abraço quente, um beijo demorado, um boa noite e um bom dia querendo saber se eu dormi bem.  Chega uma hora que perde a graça sair, conhecer alguém e ver que ali você não pode depositar expectativas porque depois de três ou quatro palavras, você percebe que mais vazia do que a sua vida sentimental, é a cabeça dessas pessoas quem vão para a noite só querendo preencher a sua cota de beijar quem puder.  Chega uma hora que você se olha no espelho e se pergunta: será que não chegou a hora de me permitir e conhecer alguém legal? Que tire esse medo que ficou estacionado em mim, achando que todo mundo vai ser como a minha última péssima experiência?  A…
O passado me ensinou que as pessoas não somem, perdem o interesse. 
O passado me ensinou a não acreditar em um “Estou com saudade” se não vier acompanhado de um “Como faço para te ver?”. 
O passado me ensinou a não me preocupar com coisas que só o tempo pode resolver. 
O passado me ensinou que não tem como um relacionamento dar certo se o orgulho for maior que o próprio sentimento.


siga no Instagram

Dias dos namorados solteiro...

Dia dos namorados chegou e você vai estar sozinho. Ou por opção ou porque não surgiu alguém que te preenchesse da maneira que você merece. Não se culpe por isso.  Não ache que é um bicho de sete cabeças estar solteiro. Amanhã muitos casais estarão se declarando e reforçando o real motivo que os fizeram estar juntos. Amar alguém vai além de status e fotos bonitas seguidas de textões passando em sua timeline. Amor é comprometimento, troca e respeito. É saber que existem tantas outras opções por aí e ainda assim escolher quem ele se dispôs a amar e respeitar. Sabe, não se frustre se ainda não deu certo.  Se você não encontrou alguém a sua altura. Às vezes requer tempo e paciência. Você precisa estar cem por centro pronto, se amando em primeiro plano pra depois sair por aí tentando ser de alguém.  Esteja certo de que Deus capricha quando sua hora chegar. Melhor estar só, do que carregando nas costas um amor que não te eleva, e que além de parceria se torna carga. Melhor se reservar, acalmar …